Existem 2 tipos de gravação em minerais, dependendo da composição: Gravação a laser principalmente para ardósias, ladrilhos e tijolos. Esses materiais reagem com a cor branca quando submetidos ao laser, o que dá um resultado naturalmente contrastado. Gravação a laser profunda: mármore, granito, basalto, pedra de lava, pedra natural, seixos, cerâmica, porcelana e granito preto. Dá um resultado sem contraste ou ligeiramente contrastado. Freqüentemente, tinta ou verniz é adicionado à gravação para obter um bom resultado de cor. O corte de minerais não é possível com um laser.
Gravar Granito ou Mármore com um texto e às vezes uma foto é uma tradição funerária antiga (principalmente nos países da Europa e América do Sul). Agora, a gravação em diferentes tipos de pedra é muito popular em novos mercados como joalheria, design de interiores e artesanato, eventos, presentes e sinalização.
Uma fonte de baixa energia é suficiente, mesmo para uma foto grande, mas vai demorar mais porque você precisa de várias passadas.
As máquinas mecânicas podem processar minerais (somente gravar), mas recomendamos apenas para usuários experientes, pois as pontas de diamantes são necessários e podem ser muito caros. Além disso, o risco de quebra do cortador aumenta à medida que a qualidade do granito diminui. O granito é popularmente usado para lápides e outros memoriais, mas imagens de entes queridos ou logotipos só podem ser gravados em granito usando equipamento a laser.
Gravostyle ™ é um software completo que permite criar sua composição e executar a gravação a laser facilmente. Ele incorpora uma biblioteca de materiais que ajudará a selecionar rapidamente a melhor configuração para o seu material. No entanto, para usuários já treinados em outro software, nossos lasers também podem ser perfeitamente controlados por software de terceiros (CorelDraw, Adobe Illustrator, etc.) por meio de nosso driver LSolution.
A gravação a laser em minerais produz um resultado semelhante ao jato de areia: uma gravação de superfície que dá a impressão de que a pedra foi branqueada. Se o contraste não for suficiente para o seu cliente ou se você quiser uma cor específica, a Gravotech oferece a popular linha de laca “Gravolaque”: amarelo, verde, azul, vermelho, branco, preto, prata, ouro e ouro brilhante estão disponíveis como padrão. Sua cor específica também pode ser desenvolvida sob demanda. O Gravolaque é adequado para aplicações internas e externas.
A gravação de fotos em minerais pode ser complexa, pois depende do estado da superfície. Geralmente, a regra geral é definir no máximo 300 DPI na resolução da foto para obter um bom resultado. Esta resolução pode ser aumentada se o estado da superfície for homogêneo e liso. Recomendamos o uso de mármore preto muito escuro (ou mármore branco muito claro) para que o contraste seja ainda mais bonito. O gravolaque será sempre necessário, pois o mármore não se contrai naturalmente quando gravado a laser. A lente de 1,5 pol. É recomendada para fotogravura com um feixe de ponto fino.
Os minerais não são inflamáveis, portanto, a máquina de gravação a laser em pedra tem um risco muito limitado de ignição por fogo, ao contrário do processamento de acrílico ou madeira, quando eles precisam ser constantemente vigiados.